Olá a Todos sejam bemvindos ao Blog Comoselivrardaviolencia e Previna-se

Soluções Preventivas no Combate a Violência e a Insegurança Pública, lembre-se "Quem não Previne o Crime, colabora com Ele", pois uma pessoa precavida tem muito mais chance de um caminho livre de bandidos.


segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Perfil do Bandido.

O perfil mais aproximado que se tem do assaltante típico brasileiro foi elaborado pelo o Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais, com base em 60.000 processos na justiça em São Paulo. O trabalho mostra que maioria deles são jovens, brancos, solteiro, desempregado e tem pouco estudo. Em mais de 50% dos casos, é reincidente, ou sejá já esteve na cadeia e voltou para o mundo do crime. Não está assaltando por acaso. Enteder o que passa pela cabeça do bandido na hora do assalto pode ajudar a salvar a sua vida, existe dois tipos básico de marginal: o Eventual e o Profissional. Na pratica, ambos querem que a vitima fique parada e obedeça calmamente. Mas o criminoso eventual pode ser mais perigoso. Veja a diferença: o Eventual: È mais impulsivo. tem entre 14 e 18 anos costuma estar drogado. Não planeja a ação, tem menos experiência, nervoso, grita, fala mal, ofende e treme. Não sabe bem o que quer e não aceita um ¨NÃO¨, perveso, tem medo da vitima e do inesperado. o Profissional: Geralmente progama sua iniciativa. tem mais de 18 anos e noção mais clara do que quer e está preparado para hipótese de o assalto se prolongar. Demonstra auto-controle. È menos perigoso, más pode torna-se cruel se algo der errado.

Como agir para evitar ser Assaltado

Antes de atacar , o bandido costuma observar atentamente a sua vitima. Estudam seus movimentos, pontos fracos e avalia os riscos da investida. A não ser que esteja drogado, quem pratica uma ação criminosa pesa todos esse fatores antes de decidir se vale a pena arriscar, facilidade de ataque e fuga, fragilidade do alvo e possibilidade de bons ganhos são fatores que pesam na decisão. Para evitar o risco de engrossar as estatísticas da criminalidade, a melhor tática é seguir os conselhos de policiais e profissionais especialista em segurança. Uma pessoa precavida tem muito mais chance de um caminho livre de bandidos.