Olá a Todos sejam bemvindos ao Blog Comoselivrardaviolencia e Previna-se

Soluções Preventivas no Combate a Violência e a Insegurança Pública, lembre-se "Quem não Previne o Crime, colabora com Ele", pois uma pessoa precavida tem muito mais chance de um caminho livre de bandidos.


segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Recomeça o problema (Avaliação-Trauma-Seqüelas)

O diagnóstico de stress pós-traumático exige a aplicação de questionário detalhado por um médico. Á avaliação depende da freqüencia e da intensidade dos sintomas, na lista de questões abaixo, você pode verificar se existem indicações de que esteja sofrendo desse mal.1-Você se lembra freqüentemente da violência que viveu?2-Sente às vezes que está revivendo o episodio?3-Passou a sofrer insônias?4-Sente que se irrita com mais freqüencia?5-Assusta-se com maior facilidade?6-Ficou mais vigilante no cotidiano?7-Está com dificuldade de concentração?8-Tem falta de esperança e de perspectivas?9-Sente-se mais deprimido ou ansioso?10-Você se esforça para não se lembrar do fato?11-Tem sentimento de culpa?12-Está com sensação de medo exagerada?13-Percebeu diminuição da afetividade e do interesse por atividades corriqueiras? ¨Caso responda afirmativamente à maioria das perguntas, procure um especialista¨.

Como conviver com o trauma-seqüelas(Assaltos,Estupros ou Seqüestros)

Para a vitima de assalto ou estupro, o sofrimento não termina quando o ladrão vai embora. A imagem do revolver apontando, as feições e ameaças do bandido, os gestos violentos e o inevitável sentimento de humilhação podem permanecer na memória por algum tempo. È o trauma da violência, seus sintomas são psíquicos e até fisicos. Ansiedade, dificuldade para dormir são os mais leves, quando a atitude dos bandidos descamba para a barbárie, são comuns reaçoes como taquicardia, suor, insônia, pesadelos recorrentes e medo muito medo de sair às ruas.Com o trauma, a pessoa foge do convivio social e prejudica sua rotina de vida, leva tempo para a cura. Ansiedade após o trauma é natural, mesmo que o individuo sofra apenas um ou dois minutos de ameaça. A pessoa precisa ser confortada, a solidão só piora a situação, por mais que supere o problema, a lembrança sempre causará desconforto.A eficácia da ajuda médica depende muito do propio paciente. Nos casos mais graves é necessária uma combinação de terapia e medicamentos.Quando a vitima é uma criança, o cuidado dos pais assume importância ainda maior, o trauma pode acabar despertando o que a psicanalise chama de angùstias primitivas.É um sentimento avassalador, dependendo da constituição psiquica da criança, provoca também dificuldade de aprendizado,concentração,sono e disturbios de alimentação, é importante ficar atento às reações da criança, ouvir o que ela diz e ver como brinca e se relaciona.Mas há que ter limite, não superproteja seu filho, isso não resolve o problema e vai deixá-lo ainda mais inseguro.